top of page
  • Foto do escritorImagem Plural

Atraia mais clientes com o funil de vendas

Atualizado: 31 de jul. de 2019

Nós sabemos que na internet existe um mundo de pessoas, com os mais diferentes gostos, objetivos e interesses. Nesse universo de diferentes mentalidades, vender algum produto ou serviço vai exigir muito esforço para pouco retorno se não for feito com alguma estratégia. Então senta, pega uma pipoca e vem entender o que é essa ferramenta maravilhosa de vendas que tem nome de utensílio de cozinha.



Pense na seguinte situação: José trabalha com moda fitness feminina e utiliza a internet para vender. Ele começa a anunciar seus produtos, mas percebe que está gastando bastante dinheiro e não está tendo o retorno esperado. O que acontece é que José está mostrando seu produto para as pessoas de forma aleatória, sem definir o seu público alvo, por isso o seu retorno é pequeno quando comparado ao seu investimento.


Agora imagine que José percebeu a falha e começou a produzir conteúdo gratuito voltado para o seu público alvo, ou seja, mulheres que praticam exercícios físicos. Esses conteúdos direcionados começaram a atrair exatamente o público que vai comprar os produtos que ele vende, tornando muito mais assertivo o seu trabalho de publicidade e marketing.


Essa é a ideia do funil de vendas: Captar pessoas interessadas no produto que você vende e depois, tendo contato com essa lista específica de pessoas, realizar um trabalho de marketing direcionado e escalonar as vendas com a conversão dessas pessoas em clientes. Pegou a ideia?


Pois bem, pequeno gafanhoto, vamos agora entender o passo a passo para você construir um funil de vendas para o seu negócio e atrair mais clientes interessados no seu produto.


ETAPAS DO FUNIL DE VENDAS


O funil de vendas geralmente se concretiza em quatro etapas principais: atração, interesse, desejo e ação, ou seja, quando a venda é efetivamente realizada. Vamos detalhar abaixo cada uma dessas fases.


1. Atração


Esse é o topo do funil, a etapa onde se encontra o maior número de pessoas, quando elas não têm ideia de que existe a sua marca e nunca ouviram falar do seu produto. Pensando na ideia do site de uma empresa, estaria nessa etapa o visitante que chegou de alguma maneira nesse site e está navegando por ele, curioso para entender o que a empresa tem para lhe oferecer.


Nessa fase o objetivo é apresentar à pessoa a existência de um problema e de uma solução. Pode ser que ela sequer soubesse que tinha um problema, mas o seu objetivo é apresentá-lo e se colocar imediatamente como possível solução. Aqui você pode oferecer conteúdos condicionados a um simples cadastro e, concluindo-o, o visitante mostra interesse e avança no funil de vendas.


2. Interesse


Nessa fase você já tem pessoas que se interessam pelo que você tem pra oferecer, então elas já entendem que têm um problema e consideram solucioná-lo. O seu papel aqui é continuar oferecendo conteúdo para essa pessoa, construindo uma relação de confiança com o possível cliente e confirmando cada vez mais a vontade dele de querer investir na resolução do problema.


Mostre seu diferencial, destaque os pontos fortes do seu produto ou serviço. Isso pode ser feito através da produção de vídeos que gerem engajamento e empatia, publicação de depoimentos de outros clientes satisfeitos e criação de conteúdos que agreguem e resolvam pequenas dores.


3. Desejo


Na terceira fase a pessoa já está ciente de que tem um problema e está decidida a resolvê-lo. Seu trabalho aqui é se mostrar como melhor opção para ajudá-lo com isso, enfatizando a autoridade que você tem no assunto e o diferencial do seu produto ou serviço. Esteja próximo do possível cliente, entenda o que ele pensa, o que o faz considerar não adquirir seus serviços e ataque essas objeções, de modo que ele sinta confiança de que você vai entregar o melhor produto ou serviço e trazer a solução que ele precisa.


4. Ação


Aqui é onde a venda efetivamente acontece. Depois de conhecer seu problema, visualizar a solução e desejar solucionar, a pessoa entende que a sua empresa vai fazer o melhor trabalho e trazer a melhor solução para a dor que ela possui, então fecha a venda com você.


Fazendo um bom trabalho de acompanhamento e se ele tiver uma boa experiência com a compra e com o produto em si, esse cliente provavelmente voltará a comprar com você e indicará sua empresa para outras pessoas.



Faça a experiência de aplicar o funil de vendas no seu negócio e com certeza você verá resultados bastante positivos, anota essa dica de ouro ;)










9 visualizações0 comentário
bottom of page