top of page
  • Foto do escritorImagem Plural

Três dicas infalíveis para gravar uma entrevista

Atualizado: 31 de jul. de 2019

Sabe quando você quer produzir um vídeo contando uma história, ou até mesmo um vídeo institucional do seu cliente, mas não tem muita ideia das técnicas para captar uma entrevista? Pensando nisso, trouxemos três dicas importantes que você deve observar na hora de entrevistar alguém para um vídeo. Corre pra ler e nunca mais errar nas suas produções.




DICA 1: PENSE NA LUZ


É super comum ouvir falar no universo da fotografia que a luz é uma das coisas mais importantes que você precisa observar. E não é exagero, realmente saber utilizar a luz ao seu favor vai fazer do seu trabalho muito mais profissional.

Uma dica é fazer as gravações sempre na frente de uma janela ou em ambiente externo, utilizando a luz natural, que é uma das mais bonitas. Caso o ambiente seja escuro, ou se a gravação for à noite, procure utilizar um LED ou um softbox para iluminar e cobrir as sombras do rosto do entrevistado, colocando em evidência suas emoções e reações.



DICA 2: TRABALHE A PERSPECTIVA DO ÂNGULO


Outro ponto super importante que vai trazer um diferencial para sua entrevista é o cuidado com o ângulo do entrevistado em relação à câmera. Em entrevistas onde o objetivo é contar uma história ou dar um depoimento, por exemplo, o ideal é que a pessoa esteja levemente lateralizada em relação à câmera, como se estivesse falando para uma terceira pessoa e não tivesse conhecimento da filmagem. Esse detalhe vai passar uma ideia de espontaneidade para a sua entrevista, um caráter documental, diferentemente daquelas em que a pessoa se posiciona de frente para a câmera, falando diretamente para ela, o que traz uma ideia de persuasão.


A dica é posicionar a câmera e não ficar atrás dela. Tente se manter um pouco ao lado e pedir para o entrevistado falar olhando para você. Outra opção é pedir que outra pessoa fale com o entrevistado enquanto você posiciona a câmera e captura as imagens.



DICA 3: PENSE NA QUALIDADE DO SEU ÁUDIO


Numa entrevista, um dos itens mais importantes a ser observado é o áudio. Por isso, é recomendável que você invista em um lapela - que é aquele microfone ligado a um gravador, ou um microfone direcional. A própria câmera pode captar também o áudio, mas muitas vezes ele não fica tão limpo e claro, por isso é recomendável utilizar um equipamento específico, voltado para isso.


Se não for possível investir em um microfone, procure um lugar que tenha o mínimo de ruído possível, que não tenha som de ambiente, buzinas ou eco. Lembre sempre que numa entrevista, o conteúdo e a qualidade do áudio do entrevistado são um dos principais pontos.


Quer saber mais sobre isso? Assiste nosso vídeo no YouTube:

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page